Minhocas: mais do que iscas

Filme Utilizado Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP

Data da Experiência:24/10/2008

Disciplina(s): Artes , Ciências , Língua Portuguesa

Temas transversais: Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Silvana Alves de Almeida

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Formular questões, relacionados ao tema, para despertar a curiosidade dos alunos. Valorizar o conhecimento prévio dos alunos.
Incentivar a utilização de diferentes fontes de informações como textos, filmes, etc. Promover o conhecimento de que as minhocas são muito mais do que iscas, pois contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do solo e conseqüentemente beneficiando as plantas. Valorizar o trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento.

Primeiro momento - Perguntar e questionar: Iniciei a aula com perguntas e questionamentos sobre a vida das minhocas para incentivar os alunos a falarem sobre suas experiências vividas com esses animais. Procurei levantar dúvidas que estimulassem a curiosidade. Segundo momento - Valorização do conhecimento prévio: solicitei aos alunos que registrassem o que já conheciam sobre as minhocas, através de textos e, ou desenhos. Terceiro momento - Exibição do filme "Minhocas": pedi aos alunos que assistissem ao filme atentamente e que anotassem as informações que achassem interessantes. Depois solicitei que comparassem as anotações e, ou desenhos dos seus conhecimentos prévios com as informações obtidas através do filme. Quarto momento - Aprofundamento e complementação das aprendizagens: fiz uma exposição oral sobre o tema, ressaltando a importância das minhocas no meio ambiente. Posteriormente, pedi aos alunos que se organizassem em equipes. Entreguei uma cópia do texto "Muito mais do que isca" (Revista Ciência Hoje das Crianças, 18/04/2006) para cada grupo. Solicitei que lessem e destacassem as novas informações para ampliar seus conhecimentos. Neste momento, cada equipe produziu uma cartilha sobre as minhocas. Quinto momento - Síntese final e Socialização das aprendizagens: consistiu em reunir, sintetizar e comunicar os resultados de toda a exploração anterior. Cada equipe pôde apresentar suas cartilhas promovendo discussões com a participação de todos.

Iniciar a aula incentivando os alunos a falarem o que já sabem através de suas experiências vividas no dia-a-dia, é muito importante porque os levam a pensar, a refletir, a questionar sobre o mundo. Assim, a aula se torna mais interessante porque os alunos ficam confiantes em suas capacidades de aprender e aprofundar detalhes daquilo que já conhecem superficialmente. Foi o que percebi durante a exibição do filme e posteriormente no estudo do texto sobre as minhocas. Os alunos se deslumbraram com a história do filme. Ao mesmo tempo em que riam e se divertiam, encontravam respostas para algumas perguntas e se questionavam sobre algumas "passagens" durante a exibição do filme. Questões como: "as minhocas de verdade tem olhos? Tem coluna? Elas têm sexos separados?" Foram suficientes para aguçar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre esses assuntos e se aprofundar através da explicação, realizada por mim, e da leitura do texto. Após a exploração do texto, os alunos sintetizaram as respostas para seus questionamentos e logo descobriram que as minhocas não podem cavar para cima porque, além de ficarem visíveis a seus predadores, morreriam expostas ao sol. Descobriram também, que elas são invertebrados hermafroditas e que são muito mais do que iscas porque desempenham grande papel no meio ambiente. Todas as informações foram transformadas em cartilhas, as quais serão expostas no projeto de português sobre a leitura. Trabalhar o curta "Minhocas" como recurso didático na escola foi muito importante porque ajudou a estimular ainda mais a curiosidade dos alunos - ponto de partida para a construção do conhecimento.