Primeiro momento - Perguntar e questionar: Iniciei a aula com perguntas e questionamentos sobre a vida das minhocas para incentivar os alunos a falarem sobre suas experiências vividas com esses animais. Procurei levantar dúvidas que estimulassem a curiosidade.
Segundo momento - Valorização do conhecimento prévio: solicitei aos alunos que registrassem o que já conheciam sobre as minhocas, através de textos e, ou desenhos.
Terceiro momento - Exibição do filme "Minhocas": pedi aos alunos que assistissem ao filme atentamente e que anotassem as informações que achassem interessantes. Depois solicitei que comparassem as anotações e, ou desenhos dos seus conhecimentos prévios com as informações obtidas através do filme.
Quarto momento - Aprofundamento e complementação das aprendizagens: fiz uma exposição oral sobre o tema, ressaltando a importância das minhocas no meio ambiente. Posteriormente, pedi aos alunos que se organizassem em equipes. Entreguei uma cópia do texto "Muito mais do que isca" (Revista Ciência Hoje das Crianças, 18/04/2006) para cada grupo. Solicitei que lessem e destacassem as novas informações para ampliar seus conhecimentos. Neste momento, cada equipe produziu uma cartilha sobre as minhocas.
Quinto momento - Síntese final e Socialização das aprendizagens: consistiu em reunir, sintetizar e comunicar os resultados de toda a exploração anterior. Cada equipe pôde apresentar suas cartilhas promovendo discussões com a participação de todos.