O projeto iniciou com uma aula interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Filosofia e Português. Os alunos do 3º ano do ensino médio foram convidados para uma sessão de cinema, uma espécie de cine-fórum. Assistiram aos dois filmes e logo depois iniciamos uma discussão em torno das seguintes questões.
- O que era felicidade para Clarice?
- O que é felicidade para você?
- Por que a felicidade de Clarice era clandestina?
- No filme Minhocas, com qual personagem você se identifica?
- Os filhos devem ser sempre protegidos?
- A proteção é algo bom ou ruim na educação dos filhos?
Ao final da aula, os alunos foram motivados a desenvolver um filme, curta metragem de no máximo 10 minutos, com a seguinte temática: "A vivência do ser humano na terra." Cada turma poderá escolher o sub tema que mais se adequar à identidade e aos anseios existenciais da turma. O filme deverá ter sua trilha sonora pelo menos uma música em inglês que será escolhida para a montagem de um vídeo-clip com tradução legendada. Para isso, a turma foi orientada a se dividir nas seguintes tarefas: roteiristas, editores, cinegrafistas, elenco, sonoplastia e trilha sonora, figurino/maquiagem e cenário . Para fundamentar o trabalho, os alunos tiveram aulas sobre existencialismo sartreano e Nietzsche (livro: Crepúsculo dos Ídolos) em Filosofia, e sobre a literatura da geração de 30 e 45, em Português. Também foram orientados pelas professoras de Artes e Inglês.