Antes do filme: a escola organizou uma horta e coube a cada turma um canteiro, para plantar o que quisessem e cuidar. Nas semanas seguintes, as crianças visitaram, com as professoras-referência, uma fazenda dedicada à Educação Ambiental e, dentre outras coisas, tiveram oportunidade de conhecer um minhocário e, em seguida, visitaram a horta que dele se beneficiava.
No dia do filme: as crianças assistiram o filme (uma turma de cada vez), em rodinha relembraram as atividades citadas e nos dirigimos ao pátio para brincar de uma estafeta em que se reproduziria o deslocamento da minhoca. Após a brincadeira, conversou-se sobre as semelhanças e diferenças entre gente e minhoca: partes do corpo, hábitos de vida e alimentação, sempre reportando a questões apresentadas pelo curta Minhocas.
Na semana seguinte assistiram outro curta catalogado no site, "Como Surgiu a Noite". Conversou-se sobre a explicação dos índios para a existência dos dias e noites, relacionando com as explicações da família de Minhocas sobre o cavar para cima. Veio à tona a questão da curiosidade, que motivou os índios a abrir o côco e que provocou o acidente de Adônis, quando escondido foi à superfície. Depois seguimos ao pátio, para brincar de indiozinhos num pequeno bote (1, 2, 3 indiozinhos), substituindo o jacaré pela "Cobra Grande". No parquinho, enquanto uma parte da turma era passarinho, a outra era minhoca e precisava se esconder nos "túneis". Em rodinha, comparou-se minhocas e cobras. E conversou-se sobre a vida dos índios, a floresta e a preservação da natureza. Falou-se, ainda do dia da árvore, a ser comemorado em breve.
Na última semana do projeto, assistiram o curta Caçadores de Saci. Em rodinha, conversou-se sobre lenda e realidade, estabelecendo um paralelo com os diálogos de Minhocas. No pátio, brincaram de estafeta pulando como sacis. No parquinho, a casinha era a chácara do Onofre, assombrada por sacis. Outra parte da turma observava terras boas e ruins para minhocas.