A atividade foi assim desenvolvida.
1. Foi exibido simultaneamente em sala de aula aos educandos da 5ª
série da EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto e da Escuela de
Frontera N° 604 o curta metragem "Pequenos Tormentos".
2. Posteriormente, ainda em sala de aula, os educandos da 5ª série
ouviram diversas gravações radiofônicas das poesias de Mario
Quintana, enquanto os alunos da Escuela de Frontera N° 604 ouviram
gravações radiofônicas das obras poéticas do poeta argentino Jorge
Luis Borges.
3. Então, os educandos foram avisados que a atividade seria
realizada em ambas as escolas e que haveria troca de trabalhos.
4. Na atividade seguinte, os educandos foram levados até a
biblioteca da escola para selecionar uma poesia do autor, para os
alunos brasileiros de Mário Quintana, e para os argentinos de Jorge
Luis Borges. A poesia foi fotocopiada e recortada e colada no
caderno de cada educando.
5. Cada educando foi orientado a ler a poesia e criar um desenho
sobre ela, depois de terminados os desenhos foram recolhidos e
enviados ao responsável pela Sala Informatizada para serem
digitalizados.
6. Após a finalização do desenho, cada educando das 2 (duas) turmas
foi desafiado a fazer uma poesia sobre o lugar onde vive. Quando
terminadas, foram recolhidas e enviadas à Sala Informatizada para
digitação.
7. Na Sala Informatizada, foram reunidos os desenhos e poesias e
criado um encarte virtual, contendo os trabalhos de ambas as
turmas. Elas foram levadas à Sala Informatizada para visualização e
leitura das suas poesias.
8. Os 2 (dois) encartes foram finalizados, impressos e
encadernados, sendo produzidas 10 (dez) cópias coloridas de cada, e
levadas para a leitura na outra turma respectivamente.
9. Em sala de aula, os educandos socializaram as poesias que os
colegas da outra turma produziram para conhecer um pouco mais sobre
a língua e a poesia do país vizinho.
10. A atividade foi reproduzida inversamente, 2 (duas) semanas
depois devido ao ótimo resultado alcançado.