A princípio, o filme foi exposto em sala de aula através do momento 
"Cinema na Escola", como forma de sensibilização e introdução ao 
tema. Após a visualização do curta, promoveu-se uma roda de 
conversas, para que os alunos e o professor pudessem socializar 
suas opiniões a respeito do filme. Em seguida, foram apresentados 
diversos poemas do autor Mário Quintana através de slides, 
promovendo leituras orais e dirigidas. Partindo dos poemas 
apresentados, trabalhou-se a estrutura dos textos, para que os 
educandos reconhecessem e identificassem o que é verso, estrofe e 
rima. Os conteúdos programáticos relacionados à gramática em estudo 
foram desenvolvidos de maneira contextualizada, com trechos 
contidos nos textos, assim como as interpretações textuais 
aconteceram oralmente e por escrito. Como leitura compartilhada, os 
alunos pesquisaram, na aula de computação e na biblioteca, outros 
poemas de diversos autores e trouxeram para sala de aula, onde eram 
lidos oralmente para a turma e, depois, fixados no mural chamado de 
"Parede Poética", que foi afixado fora da sala, à disposição para 
todos da escola. A turma foi dividida em grupos para que fizesse 
leituras dramatizadas de poemas em outras classes da instituição. 
Esse era o momento "A poesia para todos". Os aprendizes 
desenvolveram pesquisas a respeito da vida e obra do autor Mário 
Quintana, que foram apresentadas por meio de cartazes e seminários. 
Produziu-se um poema coletivamente e, em seguida, cada criança 
criou seu próprio texto, o que resultou no livro de poemas da 
turma. As produções foram apresentadas e declamadas pelos seus 
autores em um "Chá literário", com a presença da comunidade escolar 
e de familiares.