A princípio, o filme foi exposto em sala de aula através do momento
"Cinema na Escola", como forma de sensibilização e introdução ao
tema. Após a visualização do curta, promoveu-se uma roda de
conversas, para que os alunos e o professor pudessem socializar
suas opiniões a respeito do filme. Em seguida, foram apresentados
diversos poemas do autor Mário Quintana através de slides,
promovendo leituras orais e dirigidas. Partindo dos poemas
apresentados, trabalhou-se a estrutura dos textos, para que os
educandos reconhecessem e identificassem o que é verso, estrofe e
rima. Os conteúdos programáticos relacionados à gramática em estudo
foram desenvolvidos de maneira contextualizada, com trechos
contidos nos textos, assim como as interpretações textuais
aconteceram oralmente e por escrito. Como leitura compartilhada, os
alunos pesquisaram, na aula de computação e na biblioteca, outros
poemas de diversos autores e trouxeram para sala de aula, onde eram
lidos oralmente para a turma e, depois, fixados no mural chamado de
"Parede Poética", que foi afixado fora da sala, à disposição para
todos da escola. A turma foi dividida em grupos para que fizesse
leituras dramatizadas de poemas em outras classes da instituição.
Esse era o momento "A poesia para todos". Os aprendizes
desenvolveram pesquisas a respeito da vida e obra do autor Mário
Quintana, que foram apresentadas por meio de cartazes e seminários.
Produziu-se um poema coletivamente e, em seguida, cada criança
criou seu próprio texto, o que resultou no livro de poemas da
turma. As produções foram apresentadas e declamadas pelos seus
autores em um "Chá literário", com a presença da comunidade escolar
e de familiares.