AS RELAÇÕES E SEUS CONFLITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:14/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Zenilda Leite Ferreira

Instituição:BENEDITO MATARAZZO DEPUTADO
| SP | SAO JOSE DOS CAMPOS
| Estadual
O objetivo deste trabalho foi proporcionar aos alunos a reflexão sobre as relações humanas em diferentes contextos, enquanto protagonistas da história. A proposta foi pensada para que refletissem sobre o que, para eles, também seja um incômodo em relação ao que vivenciam, pois são constantes seus relatos de indignação quando são advertidos. Outro ponto importante foi proporcionar aos alunos a liberdade para que se posicionassem diante dessas situações, analisando os dois lados: o dos adultos e o deles, enquanto adolescentes, favorecendo uma reflexão.

- Apresentação do poema de Mario Quintana que aparece no curta. - Discussão sobre o tema abordado: "calar-se", em diferentes contextos. - Registro das conclusões da discussão. - Enumerar possíveis situações entendidas como incômodas. - Assistir ao curta "Pequenos tormentos da vida". - Fazer uma produção de texto que abordasse o assunto.

Os resultados foram satisfatórios. Inicialmente, comentaram sobre outros poemas do autor já trabalhados em aulas anteriores e, depois, os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões ao se colocarem no lugar do poeta a respeito da angústia relatada e, assim, se sentiram valorizados. Também se posicionaram criticamente diante da situação apresentada no poema e, entre os comentários, um dos alunos disse que "os adultos acham que as crianças não sabem de nada, por isso, devem se calar à mesa - referente à primeira parte do poema - e na segunda parte, que o que os idosos pensam e dizem não é valorizado pelos mais jovens. Ao colocarem suas angústias, tiveram a oportunidade de discutir vários assuntos e participarem ativamente da aula. A exibição do curta complementou as atividades fazendo com que comparassem seus comentários com as colocações do vídeo e, além disso, se divertiram pela forma lúdica como o assunto foi tratado.