Após o curta os educandos foram orientados a seguinte atividade:
Primeira etapa foi emprestar a câmera digital a cada educando da 7°
série por um dia, para que fotografa-se seu espaço de vivência, sua
casa, horta, galpão e tudo ao redor da sua residência, as fotos
foram salvas no computador em pastas com o nome do educando. Assim
se gravou um CD e cada educando apresentou suas fotos aos colegas
de turma. Os educandos foram instruídos que o que buscávamos era
registrar as mudanças no espaço físico pela ação da mão do homem.
Segunda etapa: Realizei como educador um olhar histórico sobre as
fotos e as mudanças a partir de analogias do filme e das imagens,
explorando as realidades de cada educando.
Terceiro etapa: Então revelei que realizaríamos uma nova atividade
educativa, revelando aos educandos que queria analisar as fotos
novamente, mas agora explorando o aspecto ambiental, mas
especificamente a questão da presença do lixo no seu espaço. A
quantidade de lixo que pudemos constatar juntos nas imagens
surpreendeu.
Quarta Etapa: Foi trabalhada a questão do lixo na sociedade
contemporânea como fruto do nosso modelo de vida consumista. Então
foi exibido o curta "Ilha das Flores" que muito agradou os
educandos, após as considerações o objetivo era a produção de
folders, que foram distribuídos na escola para conscientização.
Quinta Etapa: Os educandos foram desafiados a produzir 5 novos
vídeos sobre a questão do lixo, utilizando as suas imagens,
abordando o tema do lixo na vila, na comunidade e no município. As
produções dos vídeos com o Windows Movie Maker, continham
comentários, análises, fundo musical, textos e as imagens que
utilizassem um olhar histórico analítico e critico sobre a
realidade.
Última Etapa: Demos início às ações de reciclagem de garrafas pet,
recolhimento de pilhas e baterias com apoio dos educandos,
posteriormente também realizamos a produção de obras de arte com
material recolhido e de um novo vídeo com suas imagens.