Essa atividade foi trabalhada com os alunos de 7ª série.
Primeiramente foi explorado o conceito de capitalismo através de
recorte de jornais e atividades sequencias. A professora solicitou
que os alunos recortassem gravuras de bens que os mesmos gostariam
de ter.Após esta atividade discutiu-se a escolha dos objetos que
foram selecionados pelos alunos, gerando discussão em torno do
poder econômico. Neste momento foi levantada questões pelo
professor como: Você já utilizou este produto? Para que ele serve?
Na sua opinião, que imagem do produto a agência de publicidade quis
transmitir? Você compraria este produto em função do que a
propaganda diz sobre ele? Na sua opinião de que forma o consumismo
está presente na sociedade capitalista? Neste momento promoveu-se
uma ampla discussão sobre o bombardeio de propagandas e informações
que nos levam a adquirir produtos. Após o término desta etapa, a
questão da desigualdade social ficou mais evidente quando foi
realizada junto aos familiares dos alunos a pesquisa de salários
que a cada família recebe por mês e foi promovido um debate em
torno deste tema. Em sequência , foi proposto para que os alunos
assistissem o filme Ilha das Flores. Após a sessão, o debate tomou
conta da sala.Várias questões foram levantadas, como: Análise dos
direitos dos moradores da ilha que não estão sendo atendidos.A
população brasileira e a miséria. Relação do filme com a realidade
do nosso município (Vacaria). Relação de faz entre capitalismo e o
filme. O tratamento dado às pessoas em relação ao porcos.O lixo e o
meio ambiente. Diferenças entre pobres e ricos.
Como atividade complementar foi trabalhado o poema O bicho de
Manuel Bandeira. Após toda estas atividades os alunos desenharam um
painel sobre o filme e os debates. Foi promovido pelo professor um
passeio em uma comunidade carente do município, para que os alunos
pudessem ter o conhecimento da realidade mostrada no filme e a
realidade posta no município.