|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Sociedade capitalista

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS



Data da Experiência:13/08/2010

Disciplina(s): Geografia

Temas transversais: Meio ambiente , Redação , Trabalho e Consumo

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:54

Autor do relato:Gilvana de Fátima Rissardi Bal

Instituição:ESC EST ENS FUND JARDIM AMERICA
| RS | VACARIA
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Ao trabalhar com o filme Ilha das Flores o objetivo era desenvolver habilidades com alunos onde eles fossem capazes de identificar a estrutura do sistema capitalista que se baseia na produção, comércio e no trabalho com o fim único da obtenção do lucro e a geração da desigualdade social no Brasil.Foi possível fazer a discussão acerca da pobreza, da fome e da exclusão social. Questões relativas ao meio ambiente,também foi tema de discussões, pois o filme traz a tona questões muito peculiares quanto ao destino do lixo e seu uso inadequado.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Essa atividade foi trabalhada com os alunos de 7ª série. Primeiramente foi explorado o conceito de capitalismo através de recorte de jornais e atividades sequencias. A professora solicitou que os alunos recortassem gravuras de bens que os mesmos gostariam de ter.Após esta atividade discutiu-se a escolha dos objetos que foram selecionados pelos alunos, gerando discussão em torno do poder econômico. Neste momento foi levantada questões pelo professor como: Você já utilizou este produto? Para que ele serve? Na sua opinião, que imagem do produto a agência de publicidade quis transmitir? Você compraria este produto em função do que a propaganda diz sobre ele? Na sua opinião de que forma o consumismo está presente na sociedade capitalista? Neste momento promoveu-se uma ampla discussão sobre o bombardeio de propagandas e informações que nos levam a adquirir produtos. Após o término desta etapa, a questão da desigualdade social ficou mais evidente quando foi realizada junto aos familiares dos alunos a pesquisa de salários que a cada família recebe por mês e foi promovido um debate em torno deste tema. Em sequência , foi proposto para que os alunos assistissem o filme Ilha das Flores. Após a sessão, o debate tomou conta da sala.Várias questões foram levantadas, como: Análise dos direitos dos moradores da ilha que não estão sendo atendidos.A população brasileira e a miséria. Relação do filme com a realidade do nosso município (Vacaria). Relação de faz entre capitalismo e o filme. O tratamento dado às pessoas em relação ao porcos.O lixo e o meio ambiente. Diferenças entre pobres e ricos. Como atividade complementar foi trabalhado o poema O bicho de Manuel Bandeira. Após toda estas atividades os alunos desenharam um painel sobre o filme e os debates. Foi promovido pelo professor um passeio em uma comunidade carente do município, para que os alunos pudessem ter o conhecimento da realidade mostrada no filme e a realidade posta no município.

Comente os resultados da experiência
A atividade desenvolvida na escola foi importante para a vivência dos alunos. Na atividade de recorte de bens que gostariam de possuir, foi observado a influência do modelo que economia capitalista faz nas pessoas. Este foi um aspecto que chamou bastante a atenção ,pois o marketing usado pelas empresas é forte na nossa atualidade. Pode-se perceber pouquíssimos alunos que tiveram uma atitude diferente, buscando selecionar poucas figuras e sabiam da realidade que a família se encontra. Nesta atividade, tentamos passar para o aluno que muitas vezes, o ter não é tão importante. Em relação ao filme, a reação dos alunos foi de indignação. Não entendiam porque os animais eram tratados melhores que as pessoas. Após várias discussões, o que chamou a atenção é que alguns alunos não sabiam da existência de pessoas na nossa comunidade que passam por situação de vulnerabilidade social, a qual , foi demonstrada no passeio realizado com a turma.Os alunos fizeram várias perguntas sobre o que levam às pessoas a levaram a vida que levam. E cobraram também a atuação do poder público frente a situação que viveram. Neste trabalho foi importante poder trabalhar vários conceitos com os alunos , como: consumismo, desigualdade social, direitos previstos na Constituição, o trato com o meio ambiente, e outros. O mais importante para mim, é que o filme mostrou a realidade de um local, mas serviu para que meus alunos desenvolvessem a habilidade de crítica, de análise e de compreensão dos conceitos trabalhados, bem como , a socialização de tudo o que viram e aprenderam. Finalizo meu relato, dizendo que tenho certeza que pudemos trazer para a sala de aula discussões importantíssimas e que os alunos levarão o aprendizado para a sua vida.