No primeiro momento apresentamos os conceitos de gêneros textuais, figuras de linguagem, argumentação e intertextualidade. Depois passamos o filme aos alunos e pedimos que pontuassem em que momentos do filme identificaram alguns dos conceitos teóricos que elencamos anteriormente. Após a discussão que foi promovida em sala pudemos identificar algumas realidades presentes na comunidade dos alunos, levantadas por eles mesmos.
Nesta etapa os alunos propuseram que pudéssemos fazer uma pesquisa no bairro para ver se a realidade condizia com a do filme.Desta maneira foram fotografadas algumas imagens do próprio bairro.
Coletadas as imagens, foi trabalhado em sala de aula alguns poemas( Manuel Bandeira, Mario Quintana),trechos bíblicos (Lamentações), fragmentos de textos e pensamentos de teóricos e pedido aos alunos que analisassem os textos e traçassem a intertextualidade com o filme.Cumpridas todas essas etapas os alunos foram direcionados para a sala de informática para elaborar um apresentação aos demais com os materiais coletados e analisados, ou seja, fazer uma releitura tendo como foco a própria realidade.