Antes de passar o curta-metragem coloquei na lousa o nome "Ilha das Flores" e pedi para que os alunos redigissem o que para eles significava esse nome e me entregassem .Na aula seguinte retomei o assunto e dei as seguintes informações: Ilha das Flores é o título de um curta-metragem; Ilha das Flores é também um nome de rua que fica próximo a 25 de março (SP) e que nesse lugar vive-se muito tranqüilo; por último disse que esse curta-metragem foi gravado no Sul.Mas ainda não disse o conteúdo do filme.Próximo passo: dividi os alunos em grupo ,entreguei uma cópia do roteiro do filme, li com eles algumas cenas e depois pedi para que, em grupos, lessem e discutissem sobre o assunto e que fizessem um relatório sobre o que entenderam.Feito o relatório, cada grupo leu para a classe o que entendeu. Partimos para o próximo passo: distribui algumas cenas do roteiro do curta para que eles desenhassem o que achavam que iriam ver no curta.Terminado essa fase, finalmente, assistimos o curta. Os alunos estavam motivados pois iriam verificar se as idéias deles eram as mesmas do produtor . Elaborei algumas questões que deveriam entregar após o filme. Depois de assistirem o filme os alunos fizeram alguns questionamentos, pois ficaram chocados com a realidade apresentada, chegando inclusive a afirmar que não devemos realmente reclamar da vida, da nossa condição social . Ficaram horrorizados com a comparação do homem com o porco e criticaram muito o sistema capitalista.Depois de assistirem o curta lemos o poema O Bicho, de Manoel Bandeira ,para que os mesmos fizessem a comparação entre o curta e o poema. A discussão final também foi muito enriquecedora e repleta de questionamentos, pois afinal o bicho é o próprio homem.Para finalizar o projeto os alunos criaram um curta-metragem no laboratório de informática abordando temas tais como: desperdício, preconceito,periferia, "consumismo vale a pena?" desigualdade social, entre outros.