Iniciei o trabalho com um bate-papo, identificando o conhecimento
dos alunos em relação à animação. Apreciamos nas aulas alguns
curtas,principalmente o Animando, que explica como é feita uma
animação.
Vivenciamos atividades com a animação do material escolar, tirando
foto a foto, movimentando o objeto e observando as fotos em
sequência (stop motion), flipbook (livro mágico), cineminhas (tira
de papel em uma sequência de desenhos quadro a quadro enroladas em
um cilindro), taumatroscópio (um disco contendo duas imagens, uma
na frente e outra no verso, preso a dois cordões que permte girá-
lo), storyboards (uma série de desenhos em um quadro, mostrando em
sequência as principais ações do filme). Criamos as histórias no
storyboard tendo como tema as lendas e o folclore da região, já que
era o projeto pedagógico que estava sendo desenvolvido durante o
ano letivo. Após a criação das histórias no storyboard, iniciamos a
modelagem dos bonecos para criação do vídeo, utilizando a técnica
em stop motion escolhida pelos alunos. Na sequência, criamos os
cenários, fotografamos os personagens criados e criamos as
histórias com as fotos. Passamos as fotos para o computador e com a
ajuda do Movie Maker editamos o filme. Como o filme pronto,
realizamos a exibição na escola para toda a comunidade.