1°- Levantar o tema principal que será abordado no curta e na
crônica: mentira x verdade. Para isso, reunir a sala numa roda de
discussão, e incitá-la por meio das perguntas: O que é mentira e o
que é verdade? Devemos, sempre, trabalhar com a verdade? Em que
situações dizer a verdade pode prejudicar alguém ou causar um mal-
estar? Vale a pena dizer uma mentira "inocente"? E quando você diz
a verdade e as pessoas não acreditam, o que fazer? Pedir para que
os alunos anotem os principais tópicos da discussão e a conclusão
(ou não) gerada por eles sobre o tema.
2°- Apresentar o curta aos alunos. Após apresentá-lo, reunir a
turma numa nova roda de discussão e incentivá-los com as perguntas:
O que acharam do filme? De acordo com o que foi discutido, vocês
acham que a postura do marido foi correta? Ele deveria ter dito a
verdade? Num trabalho interdisciplinar com o professor de
Filosofia, discuta com os alunos os conceitos de verdade e mentira,
por meio da filosofia.
3°- Apresentar a crônica escrita aos alunos. Discutir com eles as
adaptações feitas do texto escrito para a linguagem audiovisual. A
partir disso, apresentar o gênero crônica, aos alunos. Mostrar,
por meio da crônica de Luis Fernando Veríssimo, as características
do gênero, ressaltando a linguagem leve, o humor e os assuntos
cotidianos e atuais (no caso da crônica apresentada, a época em que
ela foi escrita). Trazer, para exemplificar, outras crônicas do
mesmo autor ou de outros autores.
4°- A partir do que foi explicitado nas etapas anteriores, pedir
aos alunos que escrevam suas próprias crônicas. Sugerir que eles
utilizem um tema polêmico e atual para que a crônica fique mais
interessante. Depois da primeira correção do professor e do acerto
pelos alunos, expor as crônicas num "Mural Literário".
5°- Avaliação: verificar se os alunos compreenderam e analisaram
criticamente a adaptação da crônica para o curta e se compreenderam
os conceitos de verdade x mentira.