1ª Atividade: Apresentação oral pela professora aos alunos sobre o
conteúdo "A Família na Sociedade Contemporânea";
2ª Atividade: Os alunos fizeram várias interferências, sempre dando
ênfase na questão relacionamento entre casais, citando algumas
dificuldades por eles constatadas, tais como: infidelidade,
desconfiança, incompatibilidade de gênios, etc. Diante dessa
situação, sugeri, para a turma, que enriquecêssemos nosso conteúdo
com a exibição do curta e realizássemos o trabalho de análise sobre
o filme. Eles prontamente aceitaram minha sugestão, pois
manifestaram interesse pelo curta.
3ª Atividade: Exibição do curta, utilizando o laboratório de
informática da escola;
4ª Atividade: Debate sobre o curta-metragem;
5ª Atividade: Pesquisa na Internet sobre o pensamento de alguns
filósofos (Sócrates, Platão, Aristóteles, etc.) sobre a mentira e a
verdade, procurando fundamentar o pensamento com o auxílio do
conhecimento científico;
6ª Atividade: A professora, com o auxílio oral dos alunos, montou
um quadro comparativo, destacando o pensamento dos principais
filósofos pesquisados sobre o tema em questão;
7ª Atividade: Os alunos leram e digitaram a frase que mais gostaram
sobre a mentira e a verdade;
8ª atividade: Em equipes, os alunos elaboraram acrósticos com as
palavras mentira & verdade;
9ª Atividade: Relato pelos alunos das mentiras mais criativas que
já ouviram;
10ª Atividade: Elaboração de um texto coletivo sobre a mentira &
verdade, concluindo o tema em estudo.