Entre "ter" ou "ser".

Data da Experiência:08/10/2009

Disciplina(s): Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:josilene justino de azevedo

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
A Utilização desse curta possibilitou demonstrar aos alunos o quanto a mídia influência no comportamento humano, que nós como espectadores sofremos um tipo de alienação formulada pelo visual, pela propaganda. Desta forma destacar o quanto elas podem ser perigosas ou benéficas. Enfatizar também quanto o processo de globalização afetou no nosso cotidiano e as conseqüências que este acarreta na sociedade. Trabalhar o gênero textual propaganda. Formar cidadãos que consumam conscientemente, agindo de forma sustentável e responsável.

1º Passo - Exibição do curta (Meow) 2º Passo - Discussão acerca do que foi exibido no filme, enfatizando a propaganda, a globalização e a mudança de comportamento do individuo. 3º Passo - Divisão dos alunos em grupos e distribuição de embalagens de produtos que são famosos e que eles consomem freqüentemente: Coca-cola (refrigerante), Danone (iogurte), Passa-tempo (biscoito), Pipos (salgadinhos), Toddynho (achocolatado). E pedi que eles elaborassem uma propaganda para o produto destinado a sua equipe e apresentar para a turma. 4º Passo - Destacar as principais características presente em uma propaganda e seu enfoque, fazendo uma comparação da propaganda original e a feita por eles. 5º Passo - Produção textual, sugerindo que cada um coloque-se no lugar do gato, relatando o que poderia ter acontecido com ele.

A experiência teve um excelente resultado, pois as crianças passaram a ter uma nova visão acerca das propagandas por agora conhecer os dois lados, o de espectador e o de criador da propaganda. Serviu também para estimular a criatividade e senso crítico de cada um, dando-lhes subsidio para analisar os prós e os contras da mídia.