1º passo: No livro didático, informar-se sobre a Literatura pós-moderna, por meio de estudo dirigido/síntese;comentários e debates sobre o assunto;
2º passo: A partir do item "niilismo", isto é, uma das características da fase pós-geração de 45, que vê o homem como um ser incrédulo,que não luta por nada, abandonando suas crenças, religião, progresso, passando a ter como "deus" o consumo, assistir ao curta "Meow", animação do diretor Marcos Magalhães, que trata da questão do consumo e da propaganda a envolver e convencer o consumidor.
3º passo: Ler, dramatizar ou declamar o poema "Eu,etiqueta" (Carlos Drummond de Andrade) e ouvir a canção "Geração Coca-Cola" (Legião Urbana), relacionando todas essas formas artísticas ao poema concreto de Décio Pignatari, "Coca-Cola";
4º passo: A partir de todos esses aspectos, discutir com os alunos sobre a globalização, fato que nos torna consumidores compulsivos de produtos dos quais nem precisamos. É preciso estar atento para não nos deixarmos enganar;
5º passo: produção de textos: poesia (paródia ou paráfrase da canção/poema); dissertação (Consumismo e publicidade); artigos de opinião; crônicas; poema concreto ou poema-piada; etc...
6ºpasso: Escolha dos melhores textos para serem colocados num mural, cheio de recortes de propagandas escolhidas pelos alunos, com alto apelo ao consumidor.