No começo do ano os alunos levantaram questionamentos sobre o aquecimento global e os impactos da ação do homem contra a natureza. Procurando fazer da escola um espaço cada vez melhor, onde os alunos aprendam de forma significativa a serem cidadãos plenamente conscientes de seus direitos e deveres, resolvi me inscrever no Projeto Curta na Escola e passar o filme Meow para os alunos, seguindo o pensamento de Leonardo Boff:"Estamos diante de um momento crítico na historia da Terra, numa época que a humanidade deve escolher o seu futuro [...] ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida." Após os alunos assistirem o curta no dia 28 de julho, foram para a sala de aula levando os trabalhos feitos por eles, como um quadro feito com palitos de pirulitos e restos de papel; em uma telha que estava no quintal a aluna desenhou uma casa cercada de verde; com garrafas de plástico fizeram rosas, arranjos e carros, além de solicitar frases para serem colocadas no cartaz que representa uma mata onde as arvores estão sendo queimadas e os alunos do projeto tentando apagar o incêndio. Para isso, os alunos das outras salas escreveram frases que incentivam a construção de um mundo melhor.
Com os papeis recolhidos, os alunos estão produzindo papel reciclado e escrevendo mensagens sobre a preservação e a importância das árvores para nossa vida, para serem entregues no dia de uma caminhada a ser realizada com a comunidade. Com o restante dos materiais reciclados, os alunos fizeram um mercadinho, onde eles aprendem a trabalhar utilizando conhecimentos matemáticos.
Com certeza, estamos contribuindo para a construção da cidadania, a medida em que mostramos alguns cuidados a serem tomados para a preservação do meio ambiente.