Curtindo os curtas na escola

Filme Utilizado Meow! | Animação | De Marcos Magalhães | 1981 | 8 min | RJ

Data da Experiência:04/08/2008

Disciplina(s): Artes , Língua Portuguesa , Sociologia

Temas transversais: Cidadania

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Michele Cristiane da S. Luckwu

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Identificar as características da globalização;
Compreender a influência da globalização no nosso cotidiano.

Inicialmente solicitei que os alunos pesquisassem o conceito de globalização. Após a pesquisa em grupos de três alunos pedi para que cada equipe escresse em uma cartolina um conceito de globalização criado por eles. Depois partiram para uma produção textual onde escreveram o que aprenderam sobre globalização e representaram-na com desenho. Realizamos então a sessão Curta na Escola: os alunos assistiram o curta-metragem e, após a exibição do filme, os alunos responderam a um roteiro proposto por mim.Depois debatemos o filme, pedindo-se que os educandos comentassem sobre o filme e o relacionassem com o que haviam pesquisado. Foi super interessante, pois percebi que eles entenderam o que é globalização e a relação de tudo isso com o nosso dia-dia. Construímos um painel onde os alunos representaram em desenho o filme Meow. Foi muito bom!!!!

Foi muito bom, pois os alunos aprenderam muito! Percebi isso pelas criações e pelos comentários criados por eles. A aprendizagem se torna mais rica quando eles aprendem "brincando". Pretendo realizar essa atividade com outra turma e sei que vai ser enriquecedor.