Após escrever o título do projeto - "Curta na Escola" - trabalhei com a ambigüidade presente na palavra "curta" ( o substantivo curta-metragem e o verbo curtir no imperativo). Em seguida, motivei-os a assistir ao vídeo: anotei no quadro o título do curta ("Meow") e a ficha técnica, mas sem as "repostas" na frente. Perguntei o que significava esse título; em que língua estava escrito e se isso poderia ter alguma importância para a história; como completariam essa ficha, fazendo suposições:o produtor é brasileiro ou estrangeiro? É animação, documentário ou filme com pessoas? Foi feito no Brasil ou no exterior? Colorido ou preto e branco? É filme novo ou velho? De que época?, entre outras questões. Exibi uma vez para que pudesse corrigir as questões e mais duas vezes, orientado-os para que prestassem bastante atenção às imagens do fundo (cenários) e à ação das personagens. Parei algumas vezes para que pudessem me dizer o que estavam vendo e o que isso tinha a ver com o tema da aula. Aconteceram muitos comentários sobre propagandas, outdoors, produtos, consumo, mudanças de comportamento,consumo consciente, não apenas de produtos alimentícios, mas também de roupas,músicas,filmes,recursos naturais e tudo o mais que utilizamos no dia-a-dia.
Concluímos ouvindo e debatendo o tema da canção do grupo Legião Urbana ("Geração Coca-Cola") e inventando um produto para o qual foram feitos anúncios publicitários, observando-se os aspectos que compõem esse gênero textual tão presente na vida de todos nós.