O trabalho com o Curta "Patativa" numa turma de 4º Nível do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos foi desenvolvido a partir da seguinte sequência didática:-Exibição do filme para os alunos: todos foram sentados em semicírculo no espaço da sala para assistir ao vídeo direto da internet, por meio de uso de um Projetor de Imagens(Datashow);-Depois da primeira exibição, alguns alunos declararam não ter entendido. O filme foi exibido novamente e, em seguida, fez-se uma análise oral. Os alunos foram instigados a conversar sobre o curta a partir de perguntas sobre o personagem do vídeo; -Depois de diversos questionamentos trabalhando o conhecimento prévio dos alunos acerca do poeta, foi distribuída para cada aluno (a) uma cópia do poema "Seu Doutô me conhece?", de autoria de Patativa do Assaré; -Depois, foi feita a leitura compartilhada do texto; -Após a leitura, mais um debate sobre tema, o sentido, a situação comunicativa, o gênero e os tipos textuais apresentados, tanto com referência ao filme quanto ao poema, por meio de uma análise oral.
As dúvidas acerca da vida do poeta foram tiradas a partir da leitura de uma breve biografia. Tal texto está impresso no livro didático dos alunos.
Para finalizar a aula, foi desenvolvida uma atividade escrita, momento em que os alunos refletiram com respostas sobre a forma que Patativa estabeleceu uma comunicação com o mundo através de sua poesia, expressando seu senso crítico e sua cidadania. As questões respondidas foram: 1) O filme e o texto do poema comprovam que Patativa do Assaré era um homem do campo? Justifique com elementos do filme e do texto; 2) Que palavras usadas pelo autor fazem parte do linguajar sertanejo?; 3) O uso dessas palavras para comunicar suas ideias prejudica a visão política e a crítica social de Patativa? Por quê?; 4) Estabeleça as diferenças entre a variação usada pelo poeta e aquela que se aproxima da norma padrão, como no modelo: Muié = Mulher
Tal atividade serviu como avaliação da aula.