1.Apresentação de dados biográficos de Patativa do Assaré, protagonista do documentário; 2. exibição do curta "Patativa" (2001), de Ítalo Maia; 3. distribuição do roteiro do curta à classe, disponível no portal "Curta na Escola"; 4. sugestão de leitura comparativa da biografia e do roteiro para a montagem de um quadro, apontando os dados biográficos utilizados no filme; 5. seleção das rimas presentes no roteiro;6. Reexibição do filme para a apreciação das imagens da animação, atestando a precisão dos dados recolhidos pelos alunos em seu quadro; 7. ênfase no estudo da rima, do ritmo e da métrica. Na biblioteca, os alunos acessaram coletâneas de poemas do autor e, dentre eles, decidiram trabalhar com "Vida sertaneja", que tem versos citados no curta; 8. estudo da disposição das rimas, da composição rítmica e da métrica nas décimas do poema; 9. exibição de alguns vídeos da série "Poetas do Repente" (TV Escola) disponíveis em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp; 10. audição das canções com letras de Patativa do Assaré: "Vaca Estrela, boi Fubá" (Rolando Boldrin) e "A triste partida" (Luiz Gonzaga); 11. avaliação do uso da oralidade e da variedade linguística não-padrão para a estilística dos textos, considerando a situação comunicativa e os gêneros textuais;12. exibição do vídeo sobre as origens da literatura de cordel (TV Escola) disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4335; 13. iniciação de uma oficina para a composição de um livreto de cordel, em grupos de cinco alunos, com redação de textos em verso, a partir das orientações colhidas no portal da Academia Brasileira de Literatura de Cordel: http://www.ablc.com.br/metricas.html; 14. digitação e impressão dos textos, enfatizando variados temas locais, políticos e biográficos; 15. composição das capas dos livretos, em xilogravuras feitas pelos alunos, impressas em papel colorido.