1- Colocar no quadro frases ou palavras-chaves que se relacionem ao
conteúdo e ao autor;
2- Tentar tirar dos alunos conhecimento sobre as frases ou palavras
chaves, através de um pequeno debate;
3- Perguntar aos alunos se conhecem o Patativa do Assaré e comentar
sobre sua vida e obra;
4- Ler os fragmentos da poesia: Cante Lá Que Eu Canto Cá - Patativa
do Assaré - http://letras.mus.br/patativa-do-assare/1072883/;
5- Pedir aos alunos que comentem;
6- Entregar Patativa Diálogo, que está no site, para que acompanhem
o curta- http://portacurtas.org.br/curtanaescola/Filme.asp?Cod=989
7- Apresentar o curta: Patativa;
8- Discutir o filme com os alunos;
9- Entregar aos alunos textos relacionados ao tema da aula. Dividir
a turma em seis grupos - cada grupo com um texto para discussão
(como sugestão deixo os títulos abaixo):
- Biografia de Patativa do Assaré -
http://www.tanto.com.br/Patativa.htm
- Governo JK, sintetizado, enfocando os trabalhadores rurais, as
ligas camponesas, a questão agrária e a SUDENE -
http://mrh1.sites.uol.com.br/mrhjk.htm;
- A sabedoria do homem do campo -
http://www.blogdowilson.com.br/ler_mens.asp?m=23&PN=1&i=25;
-Alimentada pela escassez, "indústria da seca" fatura com a
estiagem no nordeste ( digite a frase acima em site de busca e
achará o texto);
-O êxodo rural -
http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm;
Vaca Estrela e boi Fubá - http://letras.mus.br/fagner/256828/.
10- Roda para apresentação de cada texto e discussão;
11- Em casa, os alunos escreverão um artigo de opinião: "o poder do
imaginário popular".
12- Atividade opcional: os alunos poderiam ir a campo e conhecer
locais da cidade onde moram, que sejam pontos de cultura e fariam
documentários ou entrevistas relacionadas ao assunto estudado, com
orientação do professor, para apresentação na sala de aula para
todos os alunos.
Avaliação:
Será feita através da observação dos alunos nos debates,
apreciação do artigo de opinião ou através da produção dos
documentários.